Depois dos últimos dias em Portugal e no mundo, torna-se difícil ignorar o quanto este vírus e a sua rápida propagação veio interferir com o nosso quotidiano!
São escolas encerradas, empresas e indústrias nos serviços mínimos e sempre que possível fazendo uso do teletrabalho, espaços comerciais com acesso e horários limitados e, acima de tudo, crianças, jovens e adultos claramente assustados! São centros de saúde, linhas de emergência médica, hospitais a rebentar pelas costuras e pessoal médico e enfermeiros exaustos a darem 120% por todos nós!
É uma fase difícil, onde o alarmismo é fonte de ansiedade! Sejamos sensíveis às indicações da DGS, mantendo-nos informados, optando pelo isolamento voluntário consciente e responsável e sabendo explicar e adequar as informações que passamos às nossas crianças, pois elas lêem nas entrelinhas e no coração o que nos vai na alma, receando mais o que não é dito do que o que é claramente expresso. Por isso:
Converse com as suas crianças sobre o que se passa, sem exagerar na informação ou dramatismo! Adapte a informação à idade e evite a frase – “Isto não é para a tua idade!”
Não esconda a situação! As nossas crianças compreendem primeiro a nossa linguagem corporal e só depois as nossas palavras. Qualquer incoerência entre uma e outra deixá-los-á certamente mais angustiados e receosos!!
Mostre o que está ao seu alcance fazer para minorar esta situação – lavar as mãos frequentemente durante pelo menos 20 segundos, espirrar para um lenço e deitá-lo fora de imediato, desinfetar mãos, arejar quartos, etc.
Faça isolamento voluntário com a sua família, explicando a sua importância e como poderão aproveitar da melhor forma o tempo juntos! Faça videochamadas para amigos e familiares, trabalhe online e aproveite para estreitar laços com os seus filhos!
Planifiquem rotinas, refeições e atividades juntos, delimitando horas de trabalho e lazer. Atualizem os vossos photo álbuns enquanto relembram momentos e conquistas em família.
Assim, por mais assustadora que esta situação possa parecer, esta poder ser uma oportunidade para estreitarmos laços e educarmos as nossas crianças para uma maior consciência e responsabilidade social!
Sejamos proativos e positivos, mas sempre preventivos e conscientes!!
Isabel Valente
(escrito em regime de isolamento voluntário!)
留言