top of page
Search
  • Writer's pictureIsabel Valente

Rotinas no regresso às aulas - o melhor!!

Agora que estamos em época de regresso de férias, fica a nostalgia dos dias de praia e sol plenos de energia e bebidas refrescantes! E eis que, bronzeados pelo sol, é chegada a hora de retornar à realidade do dia-a-dia e das rotinas do regresso à escola!


Se por um lado existem miúdos ansiosos pelo recomeço da escola para rever amigos e professores, outros há que nem querem ouvir falar de tal coisa! O mesmo acontece com os adultos que, ora se sentem prontos a recomeçar, ora sentem que prolongar o tempo de férias seria ótimo! Nada de errado com isso!

Contudo, enquanto pais é indispensável tornarmos o nosso regresso e dos nossos filhos à rotina habitual o mais harmonioso possível, sem grandes dramas ou conflitos. Atrevo-me mesmo a dizer que quanto melhor for a preparação feita por nós, mais harmonioso será todo este processo! No fim, ganhamos nós e os miúdos ao nos apercebemos que a "good vibe" do verão não tem de acabar necessariamente em setembro!


Como? Seguem algumas sugestões simples e fáceis de implementar, mas com um potencial enorme para impactar positivamente a nossa reentré. Ora vejam:


  • Cuidado com as horas de sono!

Sem mudanças drásticas, o ideal será aproximar as horas de ir dormir e levantar tanto quanto possível. O exercício fisico é ótimo aliado para antecipar um pouco a hora de jantar e de ir dormir. De manhã, marque um jogo, uma volta de bicicleta ou um brunch com amigos para aliciar pequenos e graúdos para se levantarem!


  • Arrumação e organização dos espaços!

Aproveitem os últimos dias de férias para repensarem a utilização dos espaços e aproveitem para "destralhar" e otimizar a arrumação dos livros, roupas, sapatos, material desportivo. Sejam realistas e privilegiem o funcionalismo e a luminosidade, bem como uma decoração leve e minimalista. Os espaços bem arrumados e organizados promovem a estruturação do pensamento e do raciocínio. Vale a pena tentar!


  • Entusiasmo e "simulações" q.b.

O novo ano traz normalmente consigo algumas mudança e os últimos dias de férias são ótimos para explicar e demonstrar as mesmas. Falemos por exemplo, de uma mudança que exige um novo percurso a pé: aproveitem para dar a conhecer o mesmo aos miúdos, conhecerem as redondezas e explicarem como lidar com imprevistos! Lembrem-se de serem positivos acerca destas mudanças, mas estejam atentos a alguma ansiedade, muito natural nesta altura. Poderão combinar companhia de amigos ou carpooling para tornar a transição mais fácil.


  • Alimentação, desportos e extracurriculares!

Depois dos excessos das férias, entre gelados e fast food, está na hora de reintroduzir algumas regras nas diferentes refeições: desde a fruta ao pequeno-almoço ou a salada/vegetais nas restantes refeições.



Aproveite esta altura para "inventar" na cozinha usando ingredientes saudáveis e dando o nome das crianças a uma forma de cozinhar os alimentos mais saudáveis. Vejam lá: "Vegetais à la Sir Thomas" ou então, "Ervilhas e cenouras à Lady Matilde!"

Quanto ao desporto e outras atividades extracurriculares, é hora de escolher ou renovar inscrições e preparar materiais para garantir que todos estão prontos para recomeçar! Articulem horários, boleias e alternativas em caso de dificuldade e assegurem-se que guardam contactos de colegas, treinadores ou professores, pois estes serão certamente muito úteis ao longo do ano!

  • Tempo em família!

Depois é hora de descansar, usar os últimos cartuchos das férias, contrariando ao máximo a nostalgia do final de férias que tende a ensombrar os primeiros dias da reentré! Combinem atividades para um ou outro fim de semana em família e, lembrem-se, que deverão "obrigar-se" a parar e gozar a vida sempre que possível!



Lembrem-se bem que a vida é para ser vivida ao longo do ano e não apenas... sobrevivida!!


Bora lá tentar!! Bom recomeço em família! :)


Abraço,


Isabel Valente






8 views0 comments

Recent Posts

See All
bottom of page