top of page
Search
  • Writer's pictureIsabel Valente

Em férias... aprendam a rir-se de vocês mesmos!

Agosto, calor e, finalmente, as tão merecidas férias em família! É hora de dar largas à imaginação e aproveitar todos os momentos para nos reconetar com os seres que connosco têm o privilégio de partilhar o dia-a-dia.



Não falo de gastarmos rios de dinheiro ou esbanjarmos em luxos que nem sempre podemos financiar, mas sim, estarmos 100% presente nas brincadeiras, nos mergulhos ou nas road-trips por esse Portugal fora!




É o perdermos a noção das horas enquanto conversamos sobre um cem número de assuntos com os nossos filhos no terraço iluminado pela luz da lua; é o contarmos anedotas ou piadas que fazem inveja a qualquer tempo seco; ou simplesmente recordarmos momentos de superação que nos fizeram ser hoje o que jamais outrora sonhamos.



Esta é, para mim, a definição pura de férias!


O sono arrastado pela manhã, a busca de respostas criativas às perguntas dos mais novos, é o aprender a olhar o mundo pela perspetiva do passado enquanto nos perdemos na visita a um qualquer museu; é o não ter horas para almoçar, mas sabermos que teremos sempre a piscina, o rio ou a praia para gozarmos o final do dia!




Muitos há que afirmam que este é um "tempo sem regras"... discordo! Este é o tempo que nos permitimos saborear as horas que passamos em família; em que nos deliciamos com os nossos erros e imprevistos, demonstrando que, independentemente do local onde nos encontramos, a amabilidade e o cuidado com os outros e as suas coisas fazem sentido; que é bom aprendermos com o que nos rodeia e que é legítimo deixar as nossas crianças fazerem pequenas escolhas e torná-las responsáveis por isso, desde que dentro dos nossos limites.


Agrada-me particularmente os momentos "youtube", como cá em casa lhes chamamos, em que um de nós, por qualquer razão (pouco aparente!), comete um erro com o condão de nos fazer rir a todos!



Ou porque falhamos na interpretação do Google Maps acabando num sítio completamente diferente do previsto e acabamos por pedir indicações - como no século passado, mas com uma oferta de uma qualquer merenda para os meninos; ou quando saímos de casa para levar a reciclagem para descobrirmos que, afinal, não sabemos pura e simplesmente onde se encontra o contentor de reciclagem mais próximo; e quando, cheios de energia queremos fazer tudo num só dia para descobrirmos que, afinal queremos disfrutar de tudo de forma mais "lenta"!


Tudo isto é aprendizagem; tudo isto nos ensina que nem sempre estamos certos, que os erros são mais comuns do que julgamos e que, nem por isso devemos fugir deles ou escondê-los; tudo isso nos faz rirmos dos nossos erros e aprender com eles... e por isso mesmo vos digo, nestas férias, aprendam a rir-se dos vossos erros e de todas as situações caricatas que vos acontecem, pois estarão a ensinar aos vossos filhos que o bom humor é a melhor arma para fazer face aos problemas e que estes serão sempre, dependendo de como escolherem posicionar-se em relação a eles, grandes oportunidades de aprendizagem!!


Boas férias... cheias de imprevistos, situações caricatas e boa disposição!


Isabel Valente,

Mãe, professora e mestre... em férias! :)

15 views0 comments

Recent Posts

See All
bottom of page