top of page
Search
  • Writer's pictureIsabel Valente

Será a higiene do sono importante para o bem-estar das nossas crianças


“Tenho sono, estou cansado! Quero dormir… só mais um pouco!”

Este parece ser invariavelmente o cenário com que nos deparamos logo pela manhã, seja fim de semana ou não, enquanto nos arrastamos de forma quase automática para um dia a dia demasiado preenchido, para nós e para eles.

Assim se inicia o dia… apressado e não raras vezes rabugento que teima em marcar-nos a face e a mente a compasso dos ponteiros de relógio que não se compadecem com preguiça ou imprevistos. E saímos de casa nervosos, desapontados e geralmente em atmosfera de guerra com aqueles que mais amamos, sem nos apercebermos que estamos a castrar o sorriso das nossas crianças ainda antes de chegar à escola! Valerá a pena?

Como poderemos esperar que se concentrem e foquem em novas descobertas, que se mantenham curiosos e ávidos de conhecimento quando se sentem ensonados, tristes e desapontados, claramente distraídos com a reprimenda ou a desilusão de um pai ou mãe mais atrasado?

Não sejamos, porém, ingénuos ao ponto de pensarmos que todos os males, distrações ou asneirolas de mais pequenos ou mais graúdos se devem a tudo isto. Sejamos antes sensatos e procuremos formas eficazes de ajudarmos uns e outros a iniciar o seu dia de outra forma, devidamente descansados e restabelecidos da correria do dia e noite anteriores, tornando-nos mais disponíveis para aprender e estar com eles de forma calma e significativa.


  1. Organize com eles o dia seguinte na noite anterior

  2. Limite os gadgets até 30 minutos antes da hora de dormir.

  3. Crie rotinas e rituais de relaxamento antes da hora de dormir – horários, ações

  4. Converse e apazigue quaisquer mal-entendidos

  5. Acorde 30 minutos antes

  6. Ofereça-lhes um despertador

9 views0 comments

Recent Posts

See All
bottom of page